1. Criar
    1. Proporciona uma maior liberdade para construir documentos diversificados e adequados a cada situação de aprendizagem.
  2. Digital
    1. Aprendizagem realizada à distância, através de diversos tipos de tecnologias em código aberto.
  3. Gratuito
    1. Recursos direcionados para o ensino e para a aprendizagem que pertencem ao domínio público, que são licenciados de forma aberta, não tendo por isso, fins lucrativos.
  4. Investigação
    1. Os conhecimentos transmitidos pelos recursos abertos acessíveis podem ser reutilizados, revistos, misturados e redistribuídos.
  5. Motivador
    1. Pode-se aceder ao conhecimento, selecionando de entre diversas tecnologias a que se considera mais apropriada a cada situação.
  6. Ensino
    1. Proporciona o acesso ao conhecimento através de diversos formatos flexíveis, formais ou informais.
  7. Partilhar
    1. Documentos, informações e cursos partilhados livremente na internet, sem fins lucrativos, acessíveis a todos os que procuram aprender mais.
  8. Materiais
    1. Podem dividir-se em três grupos: recursos de aprendizagem, recursos de suporte à aprendizagem e recursos que promovem as práticas educacionais.
  9. Aprendizagem
    1. Proporciona uma aprendizagem virtual (e-learning), a qual se caracteriza por ser não presencial, síncrona ou assíncrona.
  10. Acessível
    1. Acesso livre ao conhecimento para pessoas com necessidades educativas especiais, através da utilização de diversos tipos de tecnologias, como por exemplo, varrimento de texto.
  11. REA
    1. São materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídea que estão sob domínio publico ou são licenciados de maneira aberta, permitindo a todas as pessoas a sua utilização gratuita podendo ser adaptados e redistribuidos por terceiros.